segunda-feira, 3 de junho de 2019

A infidelidade de Israel para com Deus

A fidelidade a YHWH é algo inegociável, o Senhor faz uma aliança com Israel, mas os judeus não foram capaz de se manter fiel a YHWH. Seja como escravos no Egito, seja como nômades no deserto, mesmo ao atravessar o mar, mesmo que a coluna de fogo esteja toda a noite para os aquecer ou que a nuvem da gloria de Deus esteja durante o dia de calor intenso no deserto. Mesmo sendo herdeiros da terra de Canaã, mesmo sendo oprimidos pelo império babilônico, mesmo aflitos pelos sírios, persas, gregos ou mais uma vez sofrendo a aflição do império romano, seja no período Teocêntrico, Monárquico ou Imperialista, nem na Lei nem na Graça, até os dias de hoje, Israel não foi capaz de ser fiel a YHWH. 

Os altos e baixos social, financeiro e espiritual dos judeus se leva em conta da infidelidade a YHWH, quando o povo sofria, buscavam ao Senhor e Deus os livrava com grande mão forte, mas se passava algum tempo e novamente os judeus se afastavam de Deus. Hoje pela infinita misericórdia de YHWH, nós somos o Israel de Deus, sendo conhecedores da drástica e infeliz história do povo escolhido, nos resta uma grande aprendizagem e um grande legado. 


Que possamos olhar para Israel e entender que o afastamento de Deus nos leva a uma vida de fracasso, opressão e morte. E encontra partida a aproximação do indivíduo a YHWH nos torna infalíveis. Deus espera em cada um de nós aquilo que os judeus não conseguiram concretizar, que possamos nos chegar mais a YHWH e nos empenhamos em realizar seus propósitos. Oferecendo a Deus todo nosso empenho, devoção e primazia, focando em aprender mais de Deus e mais da sua palavra, buscando maior intimidade com Ele através das nossas orações e também no que tange a propagação do evangelho do reino, por meio do evangelismo pessoal e nas reuniões e encontros em nossa igreja e nossa denominação. Somos a nação escolhida de Deus, povo eleito e sacerdócio fiel a YHWH. 


Autor: Roberto Ornellas 

Gostou?? Então comente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.