segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Povo de Deus

O termo Povo de Deus é usado por Deus para se referir inicialmente ao povo hebreu, vemos claramente que Deus fala com Moisés por inúmeras vezes chamando os hebreus de Meu povo, observemos Êxodo 3:7: Disse o Senhor a Moisés: Tenho ouvido a aflição do meu povo no Egito... É a primeira vez em que vemos a expressão no Pentateuco, observe que Deus se apresenta a Moisés no versículo 6, como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, fazendo referencia a aliança que havia feito com Abraão quando ainda estava na Mesopotâmia, vejamos em Gênesis 12 onde Deus ordena que Abraão saia de Ur dos Caldeus e lhe promete que lhe faria o patriarca de uma grande nação.

Essa expressão se manteve firme ao longo dos séculos e durante a expansão da igreja neotestamentária. Vejamos a expressão sendo usada pelo apóstolo Pedro em sua primeira epístola no capitulo 2 versículo 9 e 10: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus... vós, sim, que antes, nem éreis povo, mas agora, sois povo de Deus...

Em nosso século a expressão Povo de Deus ainda perdura, não somente esse termo, mas outras designações bíblicas ainda são utilizadas frequentemente entre os cristãos, como é o caso das expressões `sois raça eleita` e `sacerdócio real` de 1 Pedro 2:10. Outra expressão que poderíamos expor é `irmãos` que podemos ver em 1 João 2:10; Aquele que ama seu irmão está na luz, por fim `Corpo de Cristo` foi a expressão usada por Paulo em sua carta a igreja de Corintios no capitulo 12, onde ele apresenta o corpo como a igreja, tendo o corpo muitos membros, mas o corpo é um, onde o cabeça é Cristo.

São essas algumas das expressões utilizadas por Deus para nomear seu povo, escolhido e exclusivamente seu, para ser porta voz, embaixadores do próprio Deus para todos os povos a todo o mundo.

Autor: Roberto Ornellas

Gostou?? Então comente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.