segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Uma Viagem na História de Israel, do Patriarca Abraão até os dias de hoje!!

A narrativa bíblica acerca da história de Israel, começa com o patriarca Abrão de Ur dos Caldeus, Deus aparece a Abraão e diz para ele sair com sua família para uma terra que o próprio lhe mostraria. 

"Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção." Gênesis 12: 1 e 2

Abrão confiou na promessa de Deus e obedeceu, Sarai, sua esposa não podia gerar filhos mas Deus manifestou seu poder e Sarai gerou
Isaque, entra em cena o segundo patriarca. Isaque se casa com Rebeca e teve dois filhos, Esaú e Jacó, Esaú era o filho mais velho, mas vendeu sua primogenitura ao seu irmão Jacó, que induzido por sua mãe Rebeca, usou de artifícios para enganar seu irmão mais velho e seu pai que já estava cego e na sua velhice. Esse relato está descrito no livro de Gênesis capítulo 27.

Jacó ou Jacob é o terceiro patriarca, a bíblia narra que Deus muda seu nome para Israel, Jacó teve dez filhos que deram origem as primeiras dez tribos de Israel, eram elas: Rúben, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim. Mas ainda existem mais duas tribos oriundas dos netos de Jacó, filhos de José, eram elas: Manassés e Efraim, isso se deve porquê Jacó abençoou os filhos de José como sendo seus próprios filhos. A história conta que José foi vendido como escravo por seus irmãos, que tinham ciúmes dele em razão dos seus sonhos e da preferência de Jacó por ele, que foi gerado em sua velhice, daí a expressão José o sonhador. 

"Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente. José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais." Gênesis 37: 4 e 5 


Não foi uma trajetória fácil, após ser vendido como escravo ao egípcio Potifar, capitão da guarda de Faraó, José foi assediado por sua mulher e preso sobre a acusação de a ter violentado. No cárcere José interpreta os sonhos de outros dois prisioneiros, mais a frente já no palácio interpreta os sonhos de Faraó. O que parecia ser o início de uma derrota, torna-se uma história de honra e glória, em aproximadamente 13 anos no Egito, foi elevado ao cargo de governador, abaixo apenas de Faraó. 


Até que a fome fez com que seus irmãos fossem até o Egito buscar comida, mas a frente estavam seus irmãos e seu pai Jacó na terra do Egito e habitaram na terra de Gósen. Até que José morreu, Faraó morreu e várias gerações passaram, os hebreus cresciam em grande número, o Faraó que não conhecia a história de Jacó escravizou o povo hebreu. Os Hebreus permaneceram escravos no Egito por 400 anos, até que Deus envia Moisés e liberta o povo com grande mão forte da escravidão imposta por Faraó. 

Seiscentos mil foram os que saíram do Egito e após atravessar o Mar Vermelho os Hebreus tornam-se um povo nômade no deserto, no deserto Deus tratou os hebreus para que se tornassem uma grande nação, durante a noite o Senhor enviava uma coluna de fogo para os aquecer do frio, durante a manhã Deus enviava uma nuvem para os proteger do calor extremo, quanto tiveram fome, Deus enviou maná que caiu do céu, quando tiveram sede Deus fez sair água da rocha, a bíblia diz que nem suas sandálias se gastaram durante os 40 anos, Deus os sustentou e os preparou no deserto rumo a terra de Canaã. 

"Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite." Êxodo 13: 21 e 22


Moisés morre e Josué assume a liderança do povo, os Hebreus atravessam o Jordão, atacaram e derrotaram vários povos militarmente superiores que habitavam na terra da promessa. Vencida inúmeras guerras e o povo se estabeleceu na terra de Canaã, o Senhor levantou profetas, sacerdotes e juízes, alguns permaneciam na presença de Deus e outros se deixavam corromper pelas idolatrias dos povos pagãos, até que Samuel, filho de Elcana, sendo profeta, sacerdote e juiz se levanta em Israel, o povo pede um rei a Samuel e assim se encerra o período teocêntrico, Samuel unge Saul como rei entre o povo, que agora, deixam de ser conhecidos como hebreu, termo usado em razão da descendência de Sem, filho de Noé, dando lugar a uma nação chamada Israel. 


"E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações." 1 Samuel 8:5

Em 1051 a.C. inicia-se o Reino Unido de Israel, Saul foi ungido o primeiro rei de Israel, no início fez o que determinava o Senhor, mas depois se corrompeu. Deus determina que Samuel ungisse a Davi como novo rei de Israel, desde o dia de hoje não houve em Israel maior rei do que Davi, cometeu erros sim, mas permaneceu temente a Deus e por isso foi considerado o homem segundo o coração de Deus. Após Davi, reinou Salomão, famoso rei por sua sabedoria, pediu sabedoria a Deus e a bíblia afirma que em sabedoria, igual a ele não existiu e nem existirá. 


Em 931 a.C. ocorre o fim do Reino Unido de Israel, Salomão havia aumentado os tributos para construção do templo de Jerusalém e após sua morte, seu filho, Reboão assume o reino, mas dez tribos se dividem. Israel se divide em Reino do Sul e o Reino do Norte com a maior parte do povo, sendo as dez tribos sobre o governo de Jeroboão, tendo Samaria como capital, muitos reis governaram. 

Até que em 722 a.C. o reino foi extinto quando a Assíria invadiu o Reino do Norte e prendeu Oseias e os israelitas. Já o Reino do Sul durou um pouco mais, muitos reis governaram o reino, quando em 586 a.C. foram levados cativos pelos Babilônicos. 

A história de Israel é marcada por altos e baixos políticos, econômicos e espiritual. Muitos reis governaram a nação, alguns faziam o que agradava a Deus e o Senhor respondia com poder, a nação era reerguida até que desprezavam a Deus e novamente eram dominados pelas nações inimigas. Por hora Israel era escravo no Egito, outro momento eram oprimidos pelos Sírios, Babilônicos, Persas, Gregos, viviam em guerras constantes com os Filisteus, Moabitas, Cananeus e outros povos inimigos. A nação clamava a Deus e o Senhor os faziam vencedores, mas o povo se corrompia e voltavam a sofrer nas mãos dos povos inimigos. Quando Jesus nasceu Israel vivia sobre o domínio político e econômico do Império Romano, Jesus viveu nesse período, por isso que os Judeus ainda esperam o Messias, eles queriam um Messias que os libertassem das mãos do Império Romano, Jesus não atendeu as expectativas deles. Jesus foi preso e condenado pelo sinédrio e pelo governo Romano. 

No ano 70 d.C. houve a diáspora judaica, os judeus foram expulsos da Palestina pelo Império Romano, o templo de Jerusalém foi destruído pela terceira vez, os judeus se espalharam pelo mundo, foram principalmente para Europa, Ásia Menor e África, décadas se passaram e ocorreram algumas tentativas frustradas de unir os judeus, até que 1947 a Organização Nacional das Nações Unidas reconhece Israel como pais, mas a frente, Israel se torna membro da ONU, em 14 de maio de 1948 ocorreu a criação do estado de Israel, só que o ato não foi tão pacífico assim, no dia seguinte a sua independência, Egito, Síria, Jordânia, Líbano e Iraque se juntam contra Israel o que levou a guerra Árabe Israelense que durou por 10 meses com a vitória de Israel sobre os Árabes. 

Até hoje não existe um consenso da comunidade internacional quanto a Jerusalém ser ou não a capital de Israel. Em 2018 os EUA transferiu a sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, declarando assim para o mundo que considera Jerusalém a capital de Israel, isso deixou ainda mais acirrados os ânimos entre Israelenses e Arabes. 

Autor: Roberto Ornellas
Gostou?? Então comente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.